Inverno começa hoje e deve sofrer influência do La Niña 

Tempo mais seco que a média deve marcar o inverno na Região Sul 

21/06/2022 às 08:53 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

O inverno no Hemisfério Sul começou hoje (21), às 6h14 e termina no dia 22 de setembro às 22h04 (Horário de Brasília). A expectativa do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de três meses com chuvas acima da média nas regiões Norte e Nordeste, devido ao fenômeno La Niña.

Durante a estação, em função das inversões térmicas no período da manhã, são comuns as formações de nevoeiros e/ou névoa úmida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com redução de visibilidade, impactando especialmente em estradas e aeroportos.

Com a redução das chuvas em grande parte do país nesta época do ano, tem-se a diminuição da umidade relativa do ar, que consequentemente, favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias.
 
Na região Sul, o tempo será mais seco que a média, além de temperaturas próximas e abaixo da média com a chegada de massas de ar polar, principalmente entre julho e agosto. O oeste desses três estados, porém, pode ter chuvas acima da média, e o norte do Paraná deve ter um inverno mais quente que o de costume.

No Nordeste, as chuvas acima da média devem incidir sobre o litoral, enquanto no oeste da Bahia e no sul do Piauí e do Maranhão as precipitações poderão ser próximas da média. O La Niña também deve forçar as temperaturas a um patamar próximo ou acima da média em grande parte da região.

O Sudeste pode ter chuvas ligeiramente abaixo da média, mas a passagem de frentes frias deve continuar a causar chuvas no litoral. 

Com informações da Agência Brasil e do Mapa 

Foto capa Marcelo Camargo
 


Últimas Notícias